23/04/2008

Brasil sediará 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Brasil sediará 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Evento será realizado no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de novembro, e deve reunir mais de três mil pessoas dos cinco continentes, sendo 300 adolescentes
BRASÍLIA - O Brasil sediará o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de novembro, e deve reunir mais de três mil pessoas dos cinco continentes, sendo 300 adolescentes. O Congresso, entretanto, será lançado na semana do 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e da Exploração Sexual Infanto-juvenil - no Rio de Janeiro, com a presença da primeira dama, Mariza Letícia, que será presidente de honra do evento. “O Congresso é articulador e produtor de conhecimentos. Apesar de não ter caráter deliberativo ou consultivo, dele saem importantes recomendações, como de que forma os países irão enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica a subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH/PR, Carmen Oliveira. Segundo ela, a própria escolha do Brasil para sediar o evento demonstra o reconhecimento dos avanços das estratégias adotadas no país e que se constituem, hoje, referência não apenas no âmbito do Mercosul, como na cooperação ibero-americana.

Na opinião do representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) de Nova York, Abubacar Sultan, as experiências brasileiras na área de Direitos Humanos de crianças e adolescentes são fundamentais para outros países do mundo, e “a Unicef quer apoiar o papel do Brasil e fortalecer a relação, como forma de colocar o evento na agenda internacional”, afirma.

Para a representante do Ecpat Internacional, Carmen Madriñán, o Congresso trará uma grande movimentação de proteção de crianças, movimento ao qual o Brasil está muito integrado. “Exploração de crianças é um crime. As redes criminosas são muito grandes. Se não trabalharmos em conjunto com toda a sociedade, não vamos ter êxito. Vamos chamar o mundo a ser mais”, defende.

O 3º Congresso voltará o mundo para os debates realizados por adolescentes e adultos, representantes da sociedade civil e de governos de todo o mundo sobre exploração sexual de crianças e adolescentes – um tema que ganha espaço nos debates, especialmente entre defensores dos Direitos Humanos. O Rio de Janeiro é a cidade considerada pelo Comitê Organizador Central do evento como a que possui a melhor estrutura para receber o público esperado.

Entre os objetivos do Congresso está a facilitação do intercâmbio para trocas de tecnologias de enfrentamento ao problema. Para o Brasil, pode-se esperar o fortalecimento do diálogo entre Governo e sociedade civil organizada, bem como a maior visibilidade da política nacional junto a outros países e organizações internacionais participantes.