16/04/2008

PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS PREPARA PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS PARA AJUDAR ESTADOS E MUNICÍPIOS EM SUAS POLÍTICAS LOCAIS; CONSULTA PÚBLICA SOBRE O TE

PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS PREPARA PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS PARA AJUDAR ESTADOS E MUNICÍPIOS EM SUAS POLÍTICAS LOCAIS; CONSULTA PÚBLICA SOBRE O TEMA SERÁ ABERTA EM SETEMBRO


13/03/2008 – 17h50

O Programa Nacional de DST/Aids formula um plano de redução de danos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem como objetivo auxiliar estados e municípios em suas políticas locais. A estratégia visa diminuir os potenciais danos causados à saúde da pessoa que se envolva em práticas de risco, como o uso de drogas (saiba mais). “Nós estamos estruturando esse plano”, revelou Denise Serafim, do Programa Nacional de DST/Aids.

Após a finalização do esboço do Plano Integrado de Redução de Danos, haverá uma consulta pública em setembro deste ano. “Nós precisamos pactuar nas instâncias formais do SUS”, afirmou Denise Serafim. “Precisamos acreditar na descentralização”, avaliou a integrante do Programa Nacional de DST/Aids, órgão subordinado ao Ministério da Saúde.

Denise Serafim participou, no início da tarde desta quinta-feira (13/03), de um encontro promovido pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo. O evento, que reuniu ativistas e profissionais da área de saúde, comemorou os 10 anos da regulamentação da lei estadual 9.758. O projeto, de autoria do atual deputado federal Paulo Teixeira, tratava da distribuição de seringas descartáveis aos usuários de drogas injetáveis.

No final do encontro, ocorrido na capital paulista, diversos gestores públicos e ativistas foram homenageados pelos seus trabalhos na área de redução de danos. Na seqüência, um show de Edivaldo Santana, seguido de um coquetel, encerrou o evento.

Léo Nogueira


DICA DE ENTREVISTA

Coordenação Estadual de DST/Aids de São Paulo
Assessoria de Imprensa
Tel.: (0XX11) 5087-9835/9911